CINCO SEGREDOS DA PROSPERIDADE DO POVO JUDEU

CINCO SEGREDOS DA PROSPERIDADE DO POVO JUDEU

(Gênesis 12.1-3)

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

 

  • As maiores bancas de advocacia são administradas por judeus
  • Grande parte da medicina são desenvolvidas por judeus
  • Metade dos ganhadores do prêmio Nobel são pessoas judias.
  • 52% da riqueza mundial está nas mãos dos judeus.

1 – EXCELÊNCIA NAQUILO QUE FAZ

Provérbios 22.29 – “Viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte.”

Bíblia católica:Você já viu um homem perito no seu trabalho? Ele será contratado para servir a reis, e não a pessoas sem importância.”

Bíblia Viva – “Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeíção? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.

Habilidoso naquilo que faz. Será colocado entre os reis. Será colocado em posição de destaque pelo seu trabalho bem feito. Mesmo uma pequena loja judaica, ela deve ser muito organizada. Fazer as coisas bem feitas. O judeu se preocupa com isso. È conhecido como um profissional excelente. O contrário é ser rejeitado.

2- HONRAR O NOME PARA SER ESTIMADO

Provérbios 22.1 – “Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.”

Bíblia Viva – “É melhor ser respeitado do que ser rico; é melhor ser amado do que ter uma fortuna em ouro e prata.”

Mais vale o bom nome. Ser estimado. Isto significa credibilidade. A pessoa fez compras acima do que podia pagar. O pagamento de juros. O nome fica sujo. O judeu preserva muito o nome pessoal e também da família. O nome de Jesus deve ser respeitado. Isso trás honradez, autoridade e respeito. Não é só ter um bom nome, mas não ser rabugento, chato, raivoso, inimizades

O Brasil tinha um grau de investimento que é a capacidade de honrar os seus contratos.

3 – ACONSELHAR-SE COM UM BOM CONSELHEIRO

Provérbios 15.22 – “Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão.”

Ter conselheiros. Quando o filho de um judeu quer começar um negócio, ele é orientado a procurar alguém que conhece, que sabe, que tem experiência. Temos que dar disponível a dar conselhos e também a receber conselhos. Precisamos de mentores. É o conselho fundamentado na Palavra de Deus, nos princípios e valores. Não tomar conselho com o diabo, nem ficar envolvido com os malfeitores (Salmo 1).

Jesus ensina planejar:

Lucas 14.28-30 – “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,

30 Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”

4 – O JUDEU ACEITA A REPREENSÃO

Provérbios 13.18 – “Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção, mas o que guarda a repreensão será venerado.”

Pobreza e vergonha vem para aquele que rejeita a instrução. Repreensão trás a gente pelo caminho. Ajuda a clarear a visão do caminho correto. O objetivo não é o conflito, mas sim a prosperidade e o bem estar e o sucesso das pessoas. O judeu ama a disciplina (Hebreus 12.5-11). A autoridade não é crente, mas está dentro da legalidade. O mais importante não é a fonte, mas sim reconhecer que eu preciso daquela repreensão. Deus usou uma mula para repreender a Balão. Fique preocupado com quem está repreendendo, mas fique preocupado se a pessoa tem razão.

5 – O PRINCÍPIO DA GENEROSIDADE

Provérbios 11.24 e 25 – “Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retém mais do que é justo, mas é para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado.”

 Bíblia Viva: “Quem reparte generosamente seus bens com outras pessoas se tornará cada vez mais rico; quem procura segurar mais dinheiro do que necessita acabará perdendo tudo.
Sim, a pessoa generosa terá sempre mais e mais; ela receberá de volta todo o bem que fez a outros.

Outra tradução: “Algumas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas outras são econômicas demais e ficam cada vez mais pobres.”

Todo mundo vem ao mundo pela criação de Deus. Deus vai te dar o que é justo, mas deseja te dar mais do que é justo, o excedente. O judeu não está preocupado com beneficência, mas com o que é justo. Fazem doações gigantescas e com muito critério. A doação é com propósito e não por emoção. Rabino pediu doação para um irmão judeu. As coisas começaram a piorar e ele perdeu muitas coisas. O excedente que estava com você, Deus resolveu tirar e dar para outro ajudar. O judeu entende que o que ele tem não é dele, mas de Deus!

Pessoas que pediram coisas pensando no reino de Deus:

Ana – pediu um filho e o ofereceu a Deus. Além de Samuel, Ana teve mais 3 filhos e 2 filhas (1 Sm 1.27 e 28; 2.21);

Salomão – pediu sabedoria e Deus lhe acrescentou riquezas (1 Rs 4.29; 10.14-29).

O centurião de Cafarnaum – construiu uma sinagoga e os judeus pediram que Jesus curasse seu empregado (Lc 7.1-10).

Lucas 6.38 – “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=aQ19KDhNLvo

https://www.youtube.com/watch?v=ba3fhgeeSaA

Open chat
Fale com IEQ Vila Fomosa
Seja Bem Vindo a Quadrangular Vila Formosa
Como podemos te ajudar